Quem foi Allan Kardec?






Allan Kardec é o Pseudônimo do Francês 
Hippolyte Léon Denizard Rivail.



Nasceu no dia 3 de Outubro de 1804 em Lyon e morreu em paris dia 31 de Março de 1869
Ele foi educador e Escritor e tradutor Francês.

Ele Foi um codificador o seja organizador da doutrina espirita kardecista.


Ele usou o Pseudônimo Allan Kardec para diferenciar os estudos espíritas de seus trabalhos pedagógicos anteriores.
Esse Pseudônimo foi escolhido, pois foi revelado a ele em uma sessão mediúnica que ele em outra reencarnação já havia vivido entre os Drupidas na Gália que era a antiga França antes de ser França.
E ele tinha esse nome "Allan Kardec".

Biografia:

Em 2004 Um Médium brasileiro Divaldo Pereira Franco que é um ícone dentro da doutrina espirita, que já psicografou varias mensagens, Psicografou uma mensagem de um Espírito que assinou como León Dennis, falado que o Allan Kardec Foi a reencarnação de Jan hus(reformador Religioso do século XV).
Essa informação já foi dita por diferentes médiuns.
E ela e aceita porque segundo o próprio Kardec,
" Uma só garantia séria existe para o ensino dos espíritos- a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente  servindo-se um grande numero de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares".
Ou seja a informação só deve ser levada como verdade concreta se ela foi dada por vários médiuns de diversos lugares diferentes e que eles não conheça uns aos outros, e que receberam a mesma informação espiritual.


Sua vida:

Ele nasceu em uma antiga família católica com tradição na magistratura e na advocacia.
Desde cedo ele já demonstrava interesse e afinidade para estudar a ciência e a filosofia.

Ele estudou na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Zahringenem, em Yverdon-les-Bains na Suíça( pais totalmente protestante).
Devido o estudo dele antes Neste País teve uma grande influencia para os ensinos da França e da Alemanha.

Aos 14 anos de idade Ele criou um Curso gratuito onde ele dava aula para outros colegas menos adiantados.

Aos 18 Anos adentrou com firmeza no estudo da Ciência e de Letras.

Quando terminou seus estudos ele voltou para a França, e começou a se aprofundar no estudo da Língua alemã, Ele fazia traduções assim de obras de Educação e moral.
Uma das principais que ele traduzia, era as obras de Grançõs Fenelon, porque ele particularmente gostava das obras.
Tinha um vasto conhecimento dos Idiomas, Françês, Alemão, Inglês e holandês alem de também dominar perfeitamente os idiomas Italiano e espanhol.

Ele participava de diversas sociedades como a Academia Real de  Arras( participou nesta instituição de um concurso em 1831 e ganhou com um prémio).

E, 6 de Fevereiro de 1832 Casou com Amélie Gabrielle Boudet. Em 1824 retornou a Paris e publicou um plano que tinha de aperfeiçoamento do ensino publico.
Depois do ano de 1834 ele começou a leccionar, publicando muitas obras sobre educação.
Assim tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais.

Sendo Pedagogo ele lutou muito para democratizar o ensino publico.
Entre os anos de 1835 a 1840 dava em sua casa cursos gratuito de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros mais não registrados.
Preocupado com a forma de ensino ele criou um método que ensinava com Métodos de memorias, para aprender sobre a Historia da França, Ele queria fazer uma forma que os estudantes memorizassem com mais facilidade as datas dos acontecimentos, as maiores expressões e descobertas de cada reinado do país.

Chegamos nas Mesas Girantes :

No ano de 1854 Prof Rivail(senhor Allan Kardec) ouviu falar pela primeira vez do fenômeno das "Mesas Girantes".
Esse tema era algo muito discultido na Epóca.
As Meses Girantes para quem ainda não sabe, era um Fenómeno que ocorria em alguns lugares. As mesas levitavam do chão e andavam pela sala que estava, sem ter ninguem para exerce uma força sobre ela.
Segundo a Lei da Física, Para um objecto se mexer, sair da Inercia( movimento parado) precisa de alguém ou algo fazer uma força no objecto.
Mas neste caso não se via de onde saia tal força para mexer a mesa.

Isso foi palco de atracão de muitos cientistas, filósofos e outros estudantes da época.
A maioria deles não acreditava que esse fenômeno era real e queria presenciar para falar onde estava o truque.
Felizmente ou infelizmente nenhum deles achou onde estava a magica.
Pois não era magica e sim uma manifestação espiritual.

Então um amigo do senhor Allan Kardec de nome Fortier que era magnetizador(doava energia) por muito tempo contou a Kardec sobre o Fenômeno.
Mas Allan Kardec não deu muita importância pois como outros cientistas pensava que era algum fenômeno natural , Kardec pensava que era um Magnetismo animal, pois ele já havia estudado sobre o assunto.
Mas em Maio de 1855 ele passou a ter curiosidade efetiva para as mesas, então começou a participar das Reuniões espirituais que acontecia o Fenômeno das Mesas Girantes.

Participando das Reuniões Ele ficou conhecendo alguns fenômenos Mediúnicos como a Psicografia e outros.
Através da Psicografia ele começou a se comunicar com os Espíritos.
Um Dos espíritos que comunicava à Kardec , conhecido como um "espírito Familiar" começa a orientar seus trabalhos mais tarde.

Depois de um tempo, o tal Espírito Família informou a Allan Kardec que eles já tinham se conhecido no passado, quando em outra vida ele morava em Gália com o nome de Allan Kardec.

 Assim O professor Rivail começa a usar o Pseudônimo Allan Kardec.
Por esse Nome, Allan Kardec publicou as obras que básicas que sustenta o estudo da Doutrina Espirita.


Então Allan Kardec começou a se dedicar em entender a lógica da realidade das comunicações, baseando-se nas necessidades de integração entre os conhecimentos cientifico, filosófico e moral, com o objectivo de lança um real olhar sobre o Fenômeno.
Ele queria entender qual era a lógica de tudo aquilo, como era possível acontecer aquilo.

Em um determinado tempo ele estava desanimado de estudar, pois não tinha um marco inicial de estudo.
Não sabia de onde começa, ou por onde começar.
Estava sem ideia do que fazer com aquilo tudo.

Então resolveu descansar um pouco, durante quase dois anos.

Já estava desanimado dos Fenômenos  quando um amigo, lhe entregou uma pilha de anotações feito em reuniões das comunicações.

Quando ele começou a ler percebeu que era perguntas e respostas.
Perguntas aparentemente feita por pessoas vivas, e respostas dada pelos espíritos desencartados.

Então ele se interessou e voltou as reuniões, mas já com as anotações e com mais perguntas para fazer aos espíritos.

 Rivail presenciava a afirmação daqueles que se manifestavam, dizendo-se almas dos homens que viveram sobre a Terra. Foi então, que uma das mensagens foi dirigida ao professor. Um ser invisível disse-lhe ser um Espírito chamado Verdade e que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina .

Atento aos dizeres do Espírito, e depois de muitos questionamentos à entidade, pois não era homem de impressionar-se com elogios, resolveu aceitar a tarefa que lhe fora incumbida.

O Espírito de Verdade disse-lhe ser de uma falange de Espíritos superiores que vinha até aos homens cumprir a promessa de Jesus, no Evangelho de João, capítulo XIV; versículos 15 a 26: "E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque habita convosco e estará em vós... Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".


Ele tinha muito cuidado e muito receio de ser enganado, então ele adaptava um método mais cientifico. Ele separava os tas Médiuns longe um dos outros, de forma que eles não poderiam se comunicar entre si, e dava perguntas para que algum espírito através daquele médium responde-se.

A mesma pergunta era dada para muitos médiuns, pois se todos respondem igual ou parecido, seria influencia espiritual, mas se caso as respostas não bater, seria delírio do dito médium.

E fazendo isso varias vezes, criou o primeiro caderno com um pouco mais de 500 perguntas.
Dando assim a origem do primeiro livro: " O Livro dos Espíritos" em 18 de Abril de 1857.
Considerando assim um marco fundamente na doutrina do Espiritismo.
Após isso ele lança no dia 1 de Janeiro de 1858 a Revista Espirita.
Assim fundou no mesmo ano a primeira sociedade espirita.
Com o nome: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

E já com mais contacto espiritual, construiu as outras obras básicas do Espiritismo e aumentou o livro dos espíritos para 1019 perguntas.


No Final de sua vida:

 Allan Kardec passou os anos finais de sua vida se dedicando a divulgar o Espiritismo entre os simpatizantes, e em defende-lo dos opositores através da Revista Espirita ou jornal de estudos Psicológicos.


Faleceu em Paris a 31 de Março de 1869 aos 64 anos de idade.
Sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Junto ao túmulo, erguido como os dólmens druídicos, Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei", em francês.

As obras didaticas de Karedec:

O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se:

1824 - Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família, com modificações - 2 tomos
1828 - Plano Proposto Para a Melhoria da Instrução Pública (coroado pela Academia Real de Arras)
1831 - Gramática Francesa Clássica
1831 - Qual o sistema de estudo mais consentâneo com as necessidades da época?.
1846 - Manual dos exames para os títulos de capacidade: soluções racionais de questões e problemas de Aritmética e de Geometria
1848 - Catecismo gramatical da Língua Francesa
1849 - Programa dos Cursos ordinários de Química, Física, Astronomia, Fisiologia
1849 - Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona
1849 - Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas


Diplomas obtidos :

Lista dos principais diplomas obtidos por Denizard Rivail durante a sua carreira de professor e diretor de colégio:

Diploma de fundador da Sociedade de Previdência dos Diretores de Colégios e Internatos de Paris - 1829
Diploma da Sociedade para a Instrução Elementar - 1847. Secretário geral: H. Carnot.
Diploma do Instituto de Línguas, fundado em 1837. Presidente: Conde Le Peletier-Jaunay.
Diploma da Sociedade de Educação Nacional, constituída pelos diretores de Colégios e de Internatos da França - 1835. Presidente: Geoffroy de Saint-Hilaire.
Diploma da Sociedade Gramatical, fundada em Paris em 1807, por Urbain Domergue - 1829.
Diploma da Sociedade de Emulação e de Agricultura do Departamento do Ain - 1828 (Rivail fora designado para expor e apresentar em França o método de Pestalozzi).
Diploma do Instituto Histórico, fundado em 24 de Dezembro de 1833 e organizado a 6 de Abril de 1834. Presidente: Michaud, membro da academia francesa.
Diploma da Sociedade Francesa de Estatística Universal, fundada em Paris, em 22 de Novembro de 1820, por César Moreau.
Diploma da Sociedade de Incentivo à Indústria Nacional, fundada por Jomard, membro do Instituto.
Medalha de ouro, 1º prêmio, conferida pela Sociedade Real de Arrás, no concurso realizado em 1831, sobre educação e ensino.

Obras espíritas :

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:

O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de Abril de 1857;
O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em Janeiro de 1861;
O Evangelho segundo o Espiritismo, em Abril de 1864;
O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em Agosto de 1865;
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em Janeiro de 1868.
Além delas, como Kardec, publicou mais cinco obras complementares:

Revista Espírita (periódico de estudos psicológicos), publicada mensalmente de 1 de Janeiro de 1858 a 1869;
O que é o Espiritismo? (resumo sob a forma de perguntas e respostas), em 1859;
Instrução prática sobre as manifestações espíritas (substituída pelo Livro dos Médiuns; publicada no Brasil pela editora O Pensamento)
O Espiritismo em sua expressão mais simples, em 1862;
Viagem Espírita de 1862 (publicada no Brasil pela editora O Clarim).
Após o seu falecimento, viria à luz:
Obras Póstumas, em 1890.
Outras obras menos conhecidas foram também publicadas no Brasil:
O Principiante Espírita (pela editora O Pensamento)
A Obsessão (pela editora O Clarim)


Ele é denominado Codificado da doutrina porque ele analisou cada fenômeno com um olhar cientificou procurando se estabelecer em cima da lógica e razão.
Sobre tudo aquilo que estava querente aos ensinos de Jesus na bíblia.
Ele também reuniu as informação e fez crescer gradualmente a doutrina Espirita.




Curiosidades sobre Allan Kardec que você talvez gostaria de saber:

1. "Allan Kardec gostava de rir com seu belo riso franco, largo e comunicativo,
e possuía um talento todo particular em fazer os outros partilharem do seu bom-humor."
Henri Sausse*

2. Allan Kardec se levantava às 4:30 horas da manhã, fizesse calor ou frio,
para poder dar conta dos seus muitos e variados trabalhos diários.

3. NO dia nove de Outubro de 1861 , às dez horas e meia da manhã, na esplanada da cidade de Barcelona, no local onde são executados os criminosos condenados ao derradeiro suplício e por ordem do bispo desta cidade, foram queimados trezentos volumes acusados de brochuras sobre Espiritismo.
 Allan Kardec ficou muito preocupado com isso, por medo de as pessoas de cabeça fraca não entender aquilo e criar resistência.
Mas um amigo espiritual disse para ele não se preocupar porque aquilo seria uma das maiores divulgação da doutrina Espirita.
E certamente foi, pois as pessoas queriam saber de toda a forma o'que era tão serio ao ponto de eles queimarem. Assim as vedas do Livro Dos Espíritos aumentaram 3 vezes mais.

ALLAN KARDEC
 "Podem queimar livros, mas não se queimam idéias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de extingui-las. Ademais, as idéias estão no ar, e não há Pirineus bastante elevados para detê-las; e quando é grande e generosa uma idéia, encontra milhares de corações dispostos a almejá-la."

4. Karl Marx era amigo intimo de Allan Kardec antes mesmo de iniciar o seu movimento sociológico, e em uma sessão de comunicação os espíritos tinha revelado o'que Karl Marx seria tempo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário